logo

MATO GROSSO

Estado libera igrejas e parques públicos; aulas voltam em 4 de maio

Decreto destaca que situação do Covid-19 está "sob controle".


Por Amanda Divinda | Folha Max

img

Foto: Banco de imagens pixabay

O governador Mauro Mendes (DEM) flexibilizou, nesta quarta-feira (22), algumas medidas de isolamento social para evitar a proliferação da Covid-19 em Mato Grosso. Entre as principais, estão a liberação de missas, cultos e demais atividades religiosas, de parques públicos estaduais e ainda a previsão do retorno das aulas nas escolas estaduais e na Unemat para o dia 4 de maio.


Segundo o decreto, todos os estabelecimentos liberados – públicos e privados - têm normas a cumprir. Principalmente, disponibilização de produtos de higiene, controle de pessoas do grupo de risco, determinações para distanciamento a 1,5 metros entre as pessoas e uso da máscara de proteção.


O governo ainda determinou os órgão que serão responsáveis por fiscalizar o cumprimento das medidas, inicialmente em caráter orientativo. “A Polícia Militar, o Procon e a Vigilância Sanitária deverão iniciar imediatamente a fiscalização dos estabelecimentos públicos e privados com finalidade orientativa acerca do uso obrigatório de máscara de proteção facial, ainda que artesanal”, aponta o decreto.


Caso os estabelecimentos notificados mantenham as irregularidades, as autoridades poderão aplicar multas, conforme estabeleceu lei aprovada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. A multa é de R$ 80.


A flexibilização, segundo o decreto, foi motivada pelo controle dos casos de Covid-19 no Estado. Atualmente, apenas 2,88% dos leitos de UTI disponibilizados exclusivamente para casos do novo coronavírus estão ocupados.


Além disso, a situação tende a ficar mais “folgada” nos próximos dias, com a inauguração de novos leitos. “Em 4 de maio de 2020, conforme relatório encaminhado ao Ministério Público do Estado de Mato Grossoe ao Tribunal de Contas do Estado, e dados oficiais encaminhados ao Ministério da Saúde, haverá no Estado de Mato Grosso 326 leitos públicos de UTI e 947 leitos públicos clínicos com exclusividade para o Covid-19, além dos leitos na rede privada”, diz trecho do decreto.


O Governo, segundo o decreto, pode rever as medidas a qualquer momento, desde que a ocupação dos leitos por pacientes com Covid-19 atinja o índice de 60%.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)


FEMINICÍDIO

Mato Grosso registra maior número de feminicídios dos últimos cinco anos

Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.


PARTICIPEM

Votação para escolha dos Melhores do Ano na “Preferência Popular” encerra quarta-feira, dia 31

A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.